Texto para avaliação de língua portuguesa

Aluna: Adriele dos Reis Oliveira

Turma:302


Pronome neutro e suas complicações

 O uso do pronome neutro é um assunto bastante polêmico e complicado.
Segundo alguns não binários este pronome seria usado apenas com pessoas que não se indentificam nem como homem e nem como mulher, mas também há aqueles não binários que utilizam de outra forma, por exemplo, se dez mulheres estiverem em uma sala e houver apenas um homem, optam para fazer menção ao grupo como de pessoas a palavra 'amigues' ao invés de amigos, essa divisão acaba confundindo as pessoas, porque afinal, não há um consenso de como usá-lo corretamente.
Uma das maiores problemáticas sobre isso é como seria adaptar isso para pessoas que possuem alguma dificuldade como os cegos, já que o software utilizado para indentificar palavras não conseguiria indentificar esses pronomes neutros, os surdos teriam dificuldade em fazer a leitura labial e as pessoas que tem dislexia que já tem dificuldades seriam mais prejudicados. 
Um argumento bastante utilizado é que a língua portuguesa seria machista por utilizar 'todos os alunos' em uma sala de aula onde há meninos e meninas, fazendo assim parecer que os meninos estão acima das meninas, mas não é bem assim.
Outro argumento usado é que a língua é viva então está em constante mudança, o diferencial dessas mudanças que ocorreram com o passar dos anos é que essas mudanças aconteceram de forma natural e não por meio de imposição de uma minoria. Além de que essas mudanças ocorreram para facilitar a pronúncia e escrita para seus falantes, e adicionando o pronome neutro iria ter que mudar toda a estrutura gramatical, ou seja dificultaria tudo ainda mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog